Amor, cuidado e disciplina - elementos essenciais na educação. Na entrevista abaixo,o especialista em desenvolvimento moral da criança, exalta esses elementos e instrui os pais a educarem seus filhos.
Marlene.
CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON
DE WASHINGTON
O culto à auto-estima e a indulgência com os filhos criaram nos EUA gerações de crianças mal-educadas, apáticas e amorais.
Esta é a tese central do livro "Greater Expectations" (Expectativas Maiores), do psicólogo e pedagogo William Damon, lançado em 15 de fevereiro pela editora The Free Press.
Considerado o maior especialista do país em desenvolvimento moral da criança, Damon, 49, três filhos, falou à Folha por telefone.
Ele está na Universidade de Stanford, Califórnia, costa oeste dos EUA, em ano sabático na Universidade Brown, Rhode Island, costa leste, onde dirige o Centro para o Estudo do Desenvolvimento humano.Folha - Qual a origem do comportamento pedagógico dominante hoje em dia?
Damon - Eu acho que ele é produto de uma reação legítima a um período em que as crianças eram de fato sobrecarregadas por práticas de trabalho que as exploravam, por uma falta absoluta de direitos infantis. Mas as coisas extrapolaram. Hoje, as preocupações de pais e professores são de proporcionar à criança o
Esta é a tese central do livro "Greater Expectations" (Expectativas Maiores), do psicólogo e pedagogo William Damon, lançado em 15 de fevereiro pela editora The Free Press.
Considerado o maior especialista do país em desenvolvimento moral da criança, Damon, 49, três filhos, falou à Folha por telefone.
Ele está na Universidade de Stanford, Califórnia, costa oeste dos EUA, em ano sabático na Universidade Brown, Rhode Island, costa leste, onde dirige o Centro para o Estudo do Desenvolvimento humano.Folha - Qual a origem do comportamento pedagógico dominante hoje em dia?
Damon - Eu acho que ele é produto de uma reação legítima a um período em que as crianças eram de fato sobrecarregadas por práticas de trabalho que as exploravam, por uma falta absoluta de direitos infantis. Mas as coisas extrapolaram. Hoje, as preocupações de pais e professores são de proporcionar à criança o
máximo conforto emocional possível, acatar todas as suas prerrogativas. Essa atitude não leva em conta as perspectivas de crescimento da criança como pessoa.
Folha - De que maneira proporcionar conforto pode prejudicar o crescimento da criança?
Damon - O perigo psicológico de se colocar a criança no centro de todas as coisas, de torná-la muito consciente de si própria e de seus sentimentos é que isso tira a atenção da criança de realidades sociais fundamentais às quais tem que se adaptar para poder desenvolver corretamente o caráter. A criança assim tratada tende a se colocar acima e à frente de todos os outros, a ignorar os sentimentos e as necessidade alheias. Não dar regras e orientação firmes e claras é a melhor maneira para se criar arrogância e desrespeito.
Folha - De que maneira proporcionar conforto pode prejudicar o crescimento da criança?
Damon - O perigo psicológico de se colocar a criança no centro de todas as coisas, de torná-la muito consciente de si própria e de seus sentimentos é que isso tira a atenção da criança de realidades sociais fundamentais às quais tem que se adaptar para poder desenvolver corretamente o caráter. A criança assim tratada tende a se colocar acima e à frente de todos os outros, a ignorar os sentimentos e as necessidade alheias. Não dar regras e orientação firmes e claras é a melhor maneira para se criar arrogância e desrespeito.
Folha - Como o sr. encara a questão da disciplina na escola e no lar?
Damon - Amor, cuidado e disciplina são os elementos essenciais na educação. É triste, mas previsível, que nos nossos tempos a disciplina tenha se tornado um tópico de acirrada controvérsia, quando deveria continuar sendo o que sempre foi: uma questão de simples bom senso. Eu não defendo o uso de punição física, nem de descomposturas humilhantes. Mas há sempre maneiras sábias, seguras e eficientes de se impor disciplina.
Folha - Houve uma sensível queda da qualidade dos serviços, da liderança política e da criatividade artística e acadêmica nos EUA. Esse fenômeno tem a ver com as práticas pedagógicas atuais?
Damon - Definitivamente sim. Para uma sociedade melhorar, é preciso que suas crianças tenham algum idealismo, especialmente quando jovens. É preciso que se incuta nelas um sentido de comunidade, de auto-sacrifício. É essencial que elas sejam desafiadas para serem melhores do que são. Se não, cai-se no império do cinismo desde muito cedo e não se realiza nada.
Damon - Amor, cuidado e disciplina são os elementos essenciais na educação. É triste, mas previsível, que nos nossos tempos a disciplina tenha se tornado um tópico de acirrada controvérsia, quando deveria continuar sendo o que sempre foi: uma questão de simples bom senso. Eu não defendo o uso de punição física, nem de descomposturas humilhantes. Mas há sempre maneiras sábias, seguras e eficientes de se impor disciplina.
Folha - Houve uma sensível queda da qualidade dos serviços, da liderança política e da criatividade artística e acadêmica nos EUA. Esse fenômeno tem a ver com as práticas pedagógicas atuais?
Damon - Definitivamente sim. Para uma sociedade melhorar, é preciso que suas crianças tenham algum idealismo, especialmente quando jovens. É preciso que se incuta nelas um sentido de comunidade, de auto-sacrifício. É essencial que elas sejam desafiadas para serem melhores do que são. Se não, cai-se no império do cinismo desde muito cedo e não se realiza nada.
Fonte: Folha de S. Paulo, domingo, 26 de março de 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários