terça-feira, 21 de maio de 2013


“Assim como o brasileiro foi educado para perder, o americano foi educado para ganhar.”

“A colonização da Austrália pelos europeus começou com o objetivo de esvaziar as cadeias superlotadas da Inglaterra. Com a independência dos Estados Unidos, a Inglaterra teve que parar de mandar condenados ou presos para a América. Sendo assim, o Rei passou a mandá-los para a nova terra conquistada.  Estabeleceram a primeira colônia, em 26 de janeiro de 1788. Durante o período como colônia penal, mais de 168 mil prisioneiros foram transportados para a Austrália, o que terminou em 1852 (na costa leste) e 1868 (na costa oeste). Os prisioneiros, muitos condenados por pequenos crimes, tinham suas penas transformadas em prisão perpétua, uma vez que o retorno para Inglaterra era praticamente impossível. Os prisioneiros que pagavam suas penas (em média 7 anos) eram libertados e recebiam terra para plantio, dando início à expansão do continente. A vida dos primeiros colonos era extremamente difícil e poucos se aventuravam além da baía de Sydney. Para se ter uma idéia, asMontanhas Azuis, que hoje se localizam a duas horas de automóvel do centro de Sydney, só foram cruzadas em 1813, ou seja, 25 anos após a primeira frota.”

“A Austrália passou a fazer parte da Comunidade Britânica em 1901, quando passou a ter uma estrutura federativa e parlamentar. A independência ocorreu em 1942, embora o soberano da Inglaterra (rei ou a rainha), continuasse sendo considerado o chefe de Estado formal. Somente em 1986 esses laços foram cortados.
Da década de 40 até o inicio da década de 70, foi grande o número de imigrantes do mundo todo que foram atraídos para a Austrália.
Como conseqüência da colonização, os aborígines foram praticamente dizimados da Austrália. Atualmente, a população aborígine representa menos de 1% do total da população australiana.”


Segundo essas fontes esses países são considerados mal educados, grsseiros no trato com os turistas. Porém alguns deles como Canadá e Nova Zelândia e até mesmo Inglaterra e Estados Unidos estão no ranking dos países com maior nível de educação do mundo, mais  e melhor formação educacional.

Ranking dos países mais mal educados(uma visão de turistas)


1-França
2-Rússia
3-Inglaterra
4-Alemanha
5-China
6-USA
7-Espanha
8-Itália
9-Polônia
10-Turquia
11-Japão
12-Dinamarca
13-Canadá
14-Nova Zelândia
15-Indonésia
16-Portugal
17-Tailândia
18-Filipinas
19-Países do Caribe
20-Brasil

Esses artigos mostram que a colonização não teve influência direta sobre nossa educação como país. A Austrália era uma colônia penal, só iam para lá pessoas condenadas e se tornou um dos país de 1º mundo. A questão era a intencionalidade. Ninguém que foi para essa colônia podia ter a ideia de voltar, então como transformar aquela realidade, fazendo daquele lugar um lugar de se viver. Já no Brasil a coisa era diferente, as pessoas que vieram desbravá-lo viam a nova terra apenas como uma passagem, a ideia era voltar para suas origens, então  tirar o máximo proveito era o objetivo e não transformar esse lugar em uma terra para se viver.
A educação recebida pelas famílias e dada aos filhos por elas é que faz a diferença, assim diz o poeta e conhecedor de outras culturas.
E os países são vistos como grosseiros e mal educados quando se trata de turistas. Os países da Europa estão na cabeça do ranking. O Brasil não é visto como mal educado, pois é carismático com seus turistas, talvez por isso seja perdoado por suas maneiras não muito educadas. O Japão não está nesta lista. Um dos países mais bem educados do mundo e que não é grosseiro com seus turistas. Existe diferença entra essas duas coisas, boas maneiras e carisma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários