Rubens Queiroz Cobra é doutor em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, escritor e conferencistas em temas sobre Educação e graduado em Filosofia pela Universidade de Brasília - UNB. Em 1996 iniciou suas páginas educativas na Internet. Abaixo segue um de seus textos sobre boas maneiras na escola, com algumas adaptações.
- Não rir de como se veste, ou como fala, ou de um defeito físico ou tique nervoso de um colega.
- Não demonstrar impaciência, rir ou fazer piadas com a dificuldade de um colega em entender o óbvio, ou se ele faz uma colocação ingênua.
- Não cochichar nem enviar bilhetinhos durante a aula, trocar mensagens pelo celular, ou comunicar-se por mímica.
- Evitar posturas que indiquem indolência e desatenção na sala de aula. Não colocar um pé sobre uma cadeira, não se apoiar na mesa ou carteira Escolar do colega sentado à sua frente. Não correr ou andar demasiado apressado e desatento provocando encontrões com as pessoas. Não pare para conversar em passagens estreitas, nas portas e escadas.
- Deixar o aparelho celular desligado durante a aula.
- Zelar pelo patrimônio da Escola; não bater as portas, não escrever nas paredes ou cravar o nome nas mesas ou carteiras escolares, não acionar com violência interruptores, fechaduras ou qualquer outro equipamento.
- Não usar palavrão, nem gritar em sala de aula ou pelos corredores da escola.
- Se houver lanche ou almoço na Escola, aprenda e aplique todas as normas de Etiqueta e bom comportamento social à mesa, sem afetação e sem comentários, mesmo com amigos mais próximos.
- Respeitar sempre seus colegas, professores e todos os funcionários da escola.
O artigo pode ser lido na íntegra no site abaixo:
por Shirley Baptista de Souza
Muito bom !!
ResponderExcluirAdorei está ótimo o blog!!
Parabéns!!
Sandra Rosa