quinta-feira, 23 de maio de 2013


Normalmente os pais querem ter filhos educados, comportados, entre outros, mas nem sempre é dessa maneira que se comportam diante de seus filhos. Temos um ditado que diz: ''A palavra ensina, mas o exemplo arrasta.'' Então, o exemplo é muito importante nessa tarefa. Na verdade, em minha opinião, é uma das formas mais eficazes das crianças aprenderem.
Os filhos geralmente querem ser e fazer o que seus pais são e fazem. Sabendo que as crianças naturalmente ''imitam'', os pais devem ter cuidado com o exemplo que estão dando. Como por exemplo: Se os pais gritam e falam palavrões diante dos filhos, será difícil exigir que estes não façam também. Se os pais não costumam usar as expressões ''por favor'' e ''obrigado'', os filhos dificilmente o farão.
Quando os pais ensinam boas maneiras aos seus filhos, demonstram amor e cuidado com a criança. Essa prática acaba sendo muito importante e prazerosa para os dois lados. Os pais terão um controle e equilíbrio e vão gerar crianças mais equilibradas e seguras.
Os pais devem assumir a responsabilidade de educar e preparar seus filhos para a vida adulta em sociedade, para que essa criança viva de forma digna. Isso é possível, se cada pai fizer o seu dever de casa todos os dias, não deixando para depois ou para os outros.

                              Débora de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários